Nesse instalação virtual, selecionei 10 minerais e traduzi as caraterísticas físicas e químicas em parâmetros musicais através de um processo chamado sonificação. Assim, criei uma canção própria para cada mineral. Você pode scanear o código QR que leve você à uma pagina de um dos minerais e logo o mineral começa a cantar. Depois você pode ir aleatoriamente à uma outra pagina com um outro mineral. Se você quer saber mais sobre um mineral específico, há um link para Wikipedia. Se você quer ouvir vários minerais juntos, vai com amigos e scaneia o código QR geral para ouvir um mineral aleatório, ou o código específico para cada mineral.
A inspiração poética vem do livro Vermilion Sands de J.G Ballard, um escritor Britânico. Nesse livro, ele conta sobre um lugar onde há plantas cultivais que cantam e pessoas colecionam. As plantas com as canções mais complicados são as mais queridas. Uma outra inspiração é o filme Soviético O Mistério da Terceira Planeta, em que uma equipe do zoológico de Moscova vai numa expedição intergalática para buscar animais extraterrestres. Essas duas fontes combinam bem com o extraterrestre do museu Tetê. Assim, você veja 10 minerais belíssimas, cada um com uma canção único. Dei uma descrição à cada mineral como se fossem criaturas vivas com pensamentos. No mindat.org, você pode ler as informações mais objetivas.
Explicação Técnica
Queria juntar arte e ciência e utilizando som, criei uma canção para cada mineral através dum processo chamado sonificação. Utilizei as caraterísticas dos minerais como a composição química, a aparência, a idade, a densidade e mais como valores para controlar parâmetros musicais. Assim, cada mineral tem uma canção única. Pode ter semelhanças às outras canções por exemplo porque usa o mesmo instrumento. O objetivo aqui não é que você pode ‘compreender’ toda estrutura interna do mineral, más que você experiência o mineral duma outra forma. Pode comparar com as canções de pássaros: você não vai entender exatamente o tamanho certo do animal, más você vai reconhecer as diferenças com outras canções.
Como dito antes, o objetivo não é necessariamente de poder ‘ler’ os minerais através do som. De qualquer forma, uma pessoa precisaria de treinamento extenso para poder reconhecer toda diversidade no som. O nosso mundo é em primeiro lugar um mundo visual, através da sonificação, tento de abrir u caminho alternativo.